terça-feira, 18 de agosto de 2009

Teoria dos seis graus de separação

Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.

Teoria dos seis graus de separação

De acordo com a teoria dos seis graus de separação, uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários. Os estudos sobre a teoria dos seis degraus têm bases científicas ligadas à Teoria do Caos, sendo esta levada em consideração por Orkut Büyükkökten ao desenvolver sua rede social. Alguns estudiosos do fenômeno dizem que o orkut é um exemplo para provar satisfatoriamente que essa teoria é verdadeira.
O orkut já chegou a disponibilizar uma visualização dos degraus de separação quando um usuário visitava outro, contando no máximo até seis degraus, porém, hoje são contados no máximo dois.

Outras redes sociais

Os competidores do orkut são outros sites de redes de relacionalmentos, incluindo o MySpace e o Facebook. Ning é um competidor mais direto pois permite a criação de redes sociais, que são muito similares às comunidades do orkut.
Em contraponto ao fenômeno orkut como ferramenta de relacionamento, mesclado a entretenimento, existem outras redes de relacionamento que mantiveram o seu foco no relacionamentos profissionais. É o caso do LinkedIn, OpenBC e a brasileira Via6 (ex-Syxt). Há regras de conduta bem definidas e políticas de moderação nessas comunidades. Não há espaço para informalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário